sábado, 17 de março de 2012

Atividades do Projeto Vida, Valores e Cidadania

Na coleção: Amiguinhos do Criador, além dos livros, tem o DVD, que deverá ser mostrado o filme de cada valor trabalhado e cada tema , tem uma música em karaokê que poderá ser cantada por todos. Indo mais além este DVD, possui jogos dos Sete Erros e Memória, que poderão serem usados no computador, para gerar maior interação.



1- Amor
  
-Leitura da história : Amor (Amiguinhos do criador);

Texto:O que é o amor?

 - Explanação oral das histórias, o professor deve falar sobre as várias formas de amor que existem, fazer questionamentos sobre este sentimento, resgatar este sentimento, por relato dos alunos e fatos acontecidos no dia-a-dia.

- Filme: Amor

- Música: Meu coração transborda de paz.
- Atividade artística: Você mora no meu... ( Entregar a folha e pedir para a criança desenhar a pessoa que mais gosta, o professor escrever o nome desta pessoa, logo após o aluno terminar o desenho).




Atividade:





2- AMIZADE

  
-Leitura da história : Amizade( livro Amiguinhos do criador);
-Explanação oral da história, falar sobre este sentimento, pedir que relatem algo que fizeram à algum amigo.Professor é importante deixar o aluno se expressar oralmente, contribuindo para o desenvolvimento da oralidade , pois só assim ele poderá confiar em você e revelar, fatos importantes que fará a aula ser significativa. A criança só aprende valores, sendo valorizada em tudo que fala e faz, nos exemplos vivenciados.

-Atividade Artística:Desenhe você e seu melhor amigo. É aconselhável promover a interação entre eles, de modo que se respeitem , se ajudem, aprendam a conviver com o outro, treinando para a diversidade da vida. Usar brinquedos, brincadeiras e jogos.

- DVD: filme: Amizade;

- Música: Amigo


Atividade:


3- BONDADE


DINÂMICA: Para o outro
-Pegar garrafas pet e cortá-las, esquentar a borda e virar ou cortar a borda em tirinhas e virar para fora, este vasinho deve ser feito pela criança, pode cortar flores em EVA, por cola quente e colar ou pode enfeitá-lo como preferir. Colocar terra, colocar a sementinha ou a muda de flor , cada educando deve cuidar de sua florzinha até ela se desenvolver, depois deverá ser ofertada para, alguém que a criança goste muito. ( Optamos pela sementes de girassol. Os vasos foram enfeitados com papel crepom marrom e laranja).



4- BRANDURA


-Ler a história: Brandura ( Amiguinhos do Criador);

-Fazer explanação oral de como manter o coração brando, citar exemplos. Falar um pouco de Deus, a importância dele em nossa vida, sem envolver religião, respeitar a todas. Escutar as crianças perguntando, o que faz você ficar calmo, feliz, sentir-se bem, etc.



DINÂMICA: EMOCIONÔMETRO



-Colocar na mesinha, as caretinhas do Smile ( alegre e triste), os alunos apontam qual a carinha que expressa como está se sentindo naquele momento, em seguida, verbalizam o por quê. A turma opina e o professor questiona, propondo alternativas para a resolução de determinados problemas que forem revelados durante a dinâmica. Realizar a atividade na escolha individualmente, colar a caretinha na folha com atividade emocionômetro.




Atividade:





RODA DE CONVERSA: fazendo fechamento da semana do foi visto e falado esta semana, repetir os tópicos: Amor, Amizade, Bondade e brandura, qual dia você mais gostou? O que marcou mais sua vida? O que te deixou mais feliz? Procurar nesta atividade, aumentar a auto estima fazendo as crianças sentir-se bem, pode até colocar uma música e fazer um relaxamento.

As crianças devem levar na bolsa no fim do dia uma mensagem aos pais promovendo interação deles com a escola, colocá-los diante dos Valores trabalhados com os filhos, para que possam também ajudar a cultivar estes Valores ou até florescer os seus Valores.



DINÂMICA: MASSA MÁGICA

-Entregar pedaços de massinhas às crianças e pedir para modelar com esta massa qualquer coisa, ao som de uma música, ao final verificar o que cada um fez, pedir para verbalizarem o que fizeram. pode-se fazer esta dinâmica com os olhos fechados e ao abri-los verificar o que fizeram.

A proposta é que os alunos respondam aos questionamentos:

- o que você fez?

variante: pode-se criar uma história coletiva conforme as respostas dadas pelos alunos.



5-CONFIANÇA



- Ler a história : Confiança(Livro: Amiguinhos do Criador);

- Trabalhar a oralidade, perguntar em quem o aluno confia;

- Ressaltar a importância dos pais e das pessoas mais velhas;

-Trabalhar o medo com a história: A Estrelinha Azul.

-Após contar a história, formar uma roda de conversa, permitindo que cada aluno na sua vez fale sobre seu medo.

- Passar o filme: Cocoricó/ Medos e Mistérios;

-Entregar a folha de atividade para que desenhem seu maior medo.

- Dinâmica: Autoconfiança.

- DVD/ Filme: Confiança;

-Música: Deus jamais esquece.( deixar tocar a música enquanto desenham ).


Atividade:





História:“A Estrelinha Azul"


Certa ocasião, no céu grande e bonito, o Sol, depois de um dia de muito trabalho, acordou a branca Lua e recomendou:



SOL: - Amiga Lua, estou cansado e preciso de dormir um bocado. Toma conta do céu e não o deixe ficar escuro.



A Lua levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou as estrelinhas.



LUA: - Depressa, meninas. Depressa! Lavem-se e escovem-se para brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar o nosso céu claro e brilhante!



As estrelinhas apareceram a correr e todas muito alegres, começaram a lavar-se e a escovar-se. E, que coisa maravilhosa!!! Á medida que se limpavam, brilhavam cada vez mais. E como ficavam lindas as estrelinhas!

Todas não: havia uma que estava feia e ainda muito suja! Era a Estrelinha Azul.

A Lua logo que a viu, falou zangada:



LUA: - Anda cá, Estrelinha Azul. Como é que tu estás assim tão suja, tão cheia de pó?



A Estrelinha Azul estremeceu de medo e respondeu atrapalhada:



ESTRELINHA AZUL: - É que ontem eu estava a brincar e ao escorregar nas nuvens fiquei cheia de pó...



LUA: - Ontem? Disse dona Lua mais zangada ainda. Que vergonha!...Então tu dormiste assim?...Não faças mais isso! Limpa-te depressa, que estás muito atrasada.



A Estrelinha Azul saiu ligeiro de perto de dona Lua e, enquanto andava, resmungava:



ESTRELINHA AZUL- Não gosto de me lavar!! Não gosto de me escovar!... Não quero andar limpa!



AS OUTRAS ESTRELINHAS - Não digas tal coisa! Não sabes, então, que quando estamos limpinhas a nossa luz é vista da Terra? A estas horas todos devem estar a olhar para nós, e a admirar o nosso lindo céu!



Mas, nem assim a estrelinha quis ficar limpa e fugiu depressa, toda suja, procurando esconder-se de dona Lua.

Escureceu mais ainda, e o céu ficou cheio de estrelas brilhantes. Entretanto, havia um cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar da Estrelinha Azul. Lá estava ela, mas tão suja, tão suja, tão suja, que ninguém podia ver a sua luz.

Entretanto, a meio da noite, passou o vento gritando:



VENTO- Vai chover! Vai chover!



LUA: - Depressa, depressa! Escondam-se atrás das nuvens para não se molharem.



E as estrelinhas muito nervosas, corriam de cá para lá até ficarem bem escondidinhas na nuvem grande.

A Dona Lua contou-as. Mas… Faltava uma estrelinha! Quem seria? Pois… faltava a Estrelinha Azul! Mas onde estaria ela?

A cuidadosa Lua olhou para um lado e para o outro… e nada! Não via coisa alguma... Então suspirou muito triste, procurando esconder-se também.

Lá, no cantinho escuro do céu estava a Estrelinha Azul, com muito medo da chuva. Ela não queria molhar-se, mas não conseguia ver o caminho para voltar para sua casa… a nuvem grande.



ESTRELINHA AZUL: - Ah! Se a dona Lua me conseguisse ver, ela vinha me buscar! (dizia a estrelinha a chorar). Mas, assim como estou, ninguém me vê! Nunca mais eu vou andar suja, nunca mais!



Nisto aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ela chorava, as lágrimas foram escorrendo pelo seu rostinho, e lavando-o. Nisto, começou a brilhar e seu brilho foi se espalhando pelo céu. Do lugar onde estava, a dona Lua viu aquela luz azul fraquinha e, toda contente, gritou bem alto:



DONA LUA: - Vem, Estrelinha Azul, está aqui a nuvem grande! Corre, a chuva está a chegar!!

A Estrelinha Azul, ouvindo a voz de dona Lua, olhou e viu a nuvem grande iluminada agora pelo seu brilho azulado. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinha.

A chuva chegou, molhou tudo, tanto no céu como Terra. Enquanto chovia, a estrelinha foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como as outras estrelas.

Choveu, choveu muito.

Quando parou de chover, a estrelinha saiu correndo de trás da nuvem grande. E lá na Terra, as pessoas olhavam para cima, e diziam:



- Vejam a chuva parou e há uma estrela no céu. E como brilha!



As outras estrelas foram saindo de trás das nuvens e espalharam-se no céu, brilhando cada uma em seu lugar.

Porém, entre todas, a Estrelinha Azul chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de linda cor azulada.

E, desse dia em diante, logo que se levantava, a estrelinha azul dizia:



ESTRELINHA AZUL: - Limpinha eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!


1-Por que a Estrelinha Azul não brilhava como as outras estrelas?

2-O que aconteceu com ela, quando o vento disse que ia chover?

3-Como é que a Estrelinha Azul voltou a brilhar?

Enfatizar a importância da higiene.





- Dinâmica: Auto confiança



Material: Venda para os olhos.



Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a passar por situações diversas ( se possível ) Escadas, por meio de cadeiras.Depois de alguns minutos, inverter os papéis. No final, fazer uma avaliação : Como foi a experiência, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, como foi conduzir?





- DVD/ Filme: Confiança;

-Música: Deus jamais esquece.( deixar tocar a música enquanto desenham ).



"Devemos nos entregar nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir."




6- AGRADECIMENTO



-Leitura da história: Agradecimento ( Amiguinhos do Criador);

- Explanação Oral, aumentando a oralidade do aluno, o pensamento crítico e reflexivo.

- Lembrar as Palavras Mágicas: Bom dia! Boa Tarde! Boa Noite!; Obrigada; Por Favor; me desculpa; etc.

-Prece espontânea em agradecimento a vida, a família, etc.

- DVD/ Filme: Agradecimento(assistir);

- Atividade: Desenhe você e sua família ( professor escriba, escrevendo os nomes dos familiares ).

- História: As chaves de Aidê( leitura e reflexão oral);

- CD /Música: De joelhos aqui.


Atividade:







AS CHAVES DE AIDÊ



José, o irmão de Aidê, tinha um grande molho de chaves. Ele se orgulhava muito destas chaves. Com uma delas ele abria a sua gaveta, com outra abria a garagem onde ficava sua bicicleta e com outra abria e trancava seu guarda-roupa.

Sua irmãzinha Aidê bem que gostava de ter tantas chaves como seu irmão. Por isso resolveu pedir a José que arrumasse um molho de chaves tão bonito quanto o seu. José não estava de bom humor e por isso não quis atender o pedido da irmã.

- O que você vai fazer com tantas chaves?

Disse ele:

A mãe que ouvia a conversa dos dois e a resposta de José ficou com pena de sua filha e foi logo dizendo:

- Não se preocupe meu bem, logo mais vou lhe dar um molho de chaves, pode esperar aqui mesmo no quintal, logo lhe trarei.

Aidê estava ansiosa. Daí a pouco a mãe voltou e lhe disse:

- Aqui está o molho de chaves.

-Para que são elas mamãe? Perguntou Aidê surpresa por tantas chaves diferentes.

-A primeira -disse a mãe, tirando do molho uma chave BRANCA- chama-se BOM DIA! Com ela você abrirá cada novo dia. Se você quer que o dia seja útil e feliz, faça chuva ou faça sol, sorria e cada dia ao sair do quarto .

Apanhou a chave AZUL e disse:

- Aqui está a chave AMOR. Você procurará usa-la muitas vezes durante o dia . O papai, a mamãe, seus irmãos e amigos ficarão contentes em ouvi-la.

Depois mostrando duas chaves VERMELHAS, quase iguais disse:

- Estas duas chaves são irmãs, a as vezes, torna-se difícil usa-las. São chamadas DESCULPE-ME e SINTO MUITO.

Aidê estava séria, ela sabia muito bem o que a mãe queria dizer–lhe ao falar assim. Ainda havia outras chaves.

-Estas duas chaves AMARELAS são irmãs também e devem ser usadas sempre que for pedir a alguém alguma coisa . Chama-se FAÇA O FAVOR e MUITO OBRIGADO.

Enquanto falava, mamãe prendia as chaves numa fita branca.

-Você pode usar estas chaves com mais esta que se chama: BOA NOITE, ela fecha os trabalhos e brincadeiras do dia. Use-a com voz agradável e doce, assim você fará os outros alegres antes de partir para o mundo dos sonhos.



7-ALEGRIA

- Leitura da história: Alegria ( Amiguinhos do Criador);

- Explanação oral com fatos acontecidos no dia-a-dia. Dando exemplos e escutando o que os alunos trazem de conhecimento;sobre o tema;

- Fazer a atividade de pintura e colagem( usar giz de cera, cola gliter, lantejoula, botão);


Atividade:




- Cantar a música: Se você está contente


Se você está contente grite viva

Se você está contente grite viva

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente grite viva

Se você está contente bata palmas

Se você está contente bata palmas

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente bata palmas


Se você está contente bata o pé

Se você está contente bata o pé

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente bata o pé



Balangandam / brinquedo usando sucata ( jornal, barbante, crepom) , brincar livremente no pátio com os alunos.Se possível colocar músicas para alegrar , se descontraírem e interagirem.

8- Humildade



-Leitura da história :Humildade( livro Amiguinhos do criador);

-Explanação oral da história, falar sobre a humildade,dando exemplos de histórias e fatos vivenciados.

-Atividade Artística:.Pintar o ursinho Pooh com lápis de cor ;

- DVD: filme: Humildade;

- Música: Vaso Novo.

-Dinâmica: Dançando no jornal.




Atividade:


DANÇANDO NO JORNAL - Dinâmica



MATERIAL: UMA FOLHA DE JORNAL PARA CADA PARTICIPANTE e CD DE MÚSICA BEM ANIMADA





PROCESSO:

- distribuir as folhas de jornal (uma para cada participante).

- o grupo deve ficar de pé, no centro da sala;

- o facilitador explica que irá colocar uma música e que os participantes devem dançar sobre a folha de jornal que receberam. NÃO VALE SEGURAR EM NENHUM OBJETO E NEM DANÇAR FORA DO JORNAL;

- Colocar a música e deixar que os participantes dancem sobre a folha de jornal;

- Parar a música e pedir que os participantes dobrem a folha de jornal (uma dobra);

- Colocar a música novamente e pedir que dancem sobre a folha dobrada.

- Parar a música e pedir que dobrem a folha novamente;

- Proceder dessa forma até que a folha de jornal esteja toda dobrada e os participantes não consigam mais dançar sobre ela;

- Observar se os participantes mantiveram o equilíbrio apoiando-se uns nos outros ou se cada um preocupou-se apenas consigo mesmo;





FECHAMENTO:

A ajuda mútua é fundamental para que o grupo possa conseguir alcançar o objetivo comum.

O sucesso do grupo depende do sucesso de cada um.




9- Paz


- Leitura da história: Paz ( Amiguinhos do Criador);

- Explanação oral com fatos acontecidos no dia-a-dia. Dando exemplos e escutando o que os alunos trazem de conhecimento;sobre o tema;

- Fazer a atividade de pintura e colagem( usar cola gliter(na cor: prata ou transparente) e algodão. No bico da pombinha pode colar um raminho , uma folhinha, folhas cortadas com cortadores, etc.

-DVD/ Filme: Paz ( assistir, fazer comentários, relacionar fatos ocorridos na atualidade).

- CD/Música:A Paz do Senhor;

- Leitura: O Garotinho Chamado Amor

- Dinâmica: Abraços Musicais Cooperativos( CD/ hits Baby/ As Cem Mais da Pré-Escola- Volume: 1);


Atividade:



O Garotinho Chamado Amor

Combinar com os alunos, sentados em círculo dizer que é muito importante estar atento: É só observar o texto que o professor irá lendo e falará os gestos que devem ser feitos na hora que a palavra for lida.Na história aparecerem as seguintes palavras:



AMOR:se dar um abraço;

PAZ: bater palmas;

SORRISO: Gargalhada;



TEXTO:



O GAROTINHO CHAMADO AMOR



Era uma vez um garotinho chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com PAZ. Um certo dia sonhou que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi com garra que AMOR saiu a procura da PAZ.

Chegando junto ao colégio onde estudava encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu ainda que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO.

E nesse momento, com muita garra, a turma gritou bem forte: AMOR, AMOR você encontrou a PAZ que procurava?

AMOR respondeu com muita garra: Sim. Encontrei a PAZ, pois ela existe em cada um de nós, basta saber dar um sorriso bem bonito.

Viva a PAZ.



Dinâmica- JOGO: "Abraços Musicais Cooperativos



Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo .

Material: Cd musical e círculo traçado no chão.

Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.

Desenvolvimento:

Traçar um círculo no chão, colocar os alunos , em pé neste círculo. O professor pede para todos se darem um abraço em si mesmo e que ele dará as ordens e que deverão ser respeitadas. Começa escolhendo um aluno que ficará no centro do círculo irá chamando os alunos pelo nome. O nome chamado irá se abraçar ao amigo que estiver no centro do círculo, abraçando-se um após outro , até chegar a um grande abraço final.



Avaliação: Roda de Conversa: Cada participante expressará como se sente e como viveu o jogo.


10- Proteção


- Ler a história : Proteção (Livro: Amiguinhos do Criador);

- Trabalhar a oralidade, perguntar quem em nossa vida, nos protege, nos livra de todos os perigos;

- Ressaltar a importância dos pais e das pessoas mais velhas e de Deus em nossa vida:

- Afirmar o cuidado que recebem de todas as pessoas daqui da escola;

- DVD/ Filme: Proteção;

-Entregar a folha de atividade para que desenhem representando a Deus /pode ser a natureza que ele criou.

-CD/Música:Jesus ( deixar tocar a música enquanto desenham ).

- Dinâmica: Afeto.


Dinâmica: AFETO

- Participantes: Todas as crianças da turma

- Tempo Estimado: 20 minutos

- Modalidade: Demonstração de Afeto.

- Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.

- Material: Um bichinho de pelúcia.

- Descrição: Após explicar o objetivo, o professor pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.






Atividade :


Fonte de pesquisa: www.projetovilma.blogspot.com

Durante o ano de 2011, montamos 3 slides, neste já estamos desenvolvendo este projeto, já trabalhamos os temas Amor e Amizade.

Um comentário:

  1. As atividades trabalhadas durante o projeto, ajudaram a estruturar os valores desenvolvidos e a fortalecer o que se pretendia com as crianças.
    As atitudes do dia-a-dia e a resolução para os conflitos que existiram, serviram de alicerce para fortalecer o desenvolvimento dos valores e refletindo na boa convivência e perpetuando para a vida.

    ResponderExcluir