sábado, 17 de março de 2012

Mensagens aos Pais




As mensagens  proporcionarão o desenvolvimento de valores e a interação da família e a comunidade escolar




QUERIDOS PAIS

ESTAMOS INICIANDO O PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA,CONTAMOS COM SUA AJUDA, POIS PARA APRENDER VALORES, ESTES PRECISAM SER VIVENCIADOS. SOMENTE COM NOSSOS ATOS NO DIA-A-DIA QUE IREMOS ENSINAR O QUE NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM APRENDER, PARA SE TORNAREM PESSOAS

ÍNTEGRAS, QUE SABEM DE SEUS DIREITOS, SEUS DEVERES, QUE RESPEITE O OUTRO E QUE SAIBAM SE VALORIZAR.

TRABALHAREMOS OS TEMAS: AMOR, AMIZADE, BONDADE E BRANDURA, CONFIANÇA, AGRADECIMENTO,ALEGRIA,PAZ,PROTEÇÃO. ATRAVÉS DE HISTÓRIAS, DINÂMICAS, BRINCADEIRAS E EXEMPLOS NO DIA-A-DIA.

DURANTE O PROJETO AS CRIANÇAS LEVARÃO MENSAGENS AOS PAIS,  PEDIMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS PARA  REFORÇAREM OS VALORES TRABALHADOS 

CONTAMOS COM SUA AJUDA, OBRIGADA!!!.


PROFESSORA: VILMA 


Filhos autônomos, filhos felizes       (Cris Poli – Super Nani)

Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo o que lhes foi ensinado.

Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ache que ficou faltando .Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que espera deles.

Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles ,sabem até onde podem exigir deles, e não exigem nem mais e nem menos que isso; não extrapolam e nem se omitem e têm a autoridade para impor a disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou uma boa mãe, deve – e pode – aprender a fazer tudo isso.

Um casal só se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação. O resultado sempre vale a pena. 

Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem a voz de comando. 

Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros, sem rumo e infelizes. Senão há quem as oriente e as controle , as crianças, em geral, ficam perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levará seus filhos a tornarem-se crianças-problema.

A bíblia diz que os nossos filhos são como flechas na mão do arqueiro. Você precisa saber para onde as atira, pois, se as jogar ao acaso, sem mirar, elas irão parar em qualquer lugar, e, em geral, nunca vão para o lugar que você gostaria.



PROFESSORA: VILMA




Limites - Os pais mais bobos e inseguros da história

Monica Monasterio

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos...

Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos (às vezes sem escolha...) que nossos filhos nos faltem com o respeito.

Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer; os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "dar tudo" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito.

PROFESSORA: VILMA






Definição de paz


"Afinal, o que é a paz? Paz não é apenas a ausência de guerra entre os países. Paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor, compreensão, ou seja, boa qualidade de vida.

Paz, é cuidar do ambiente em que vivemos, garantir a boa qualidade de água, o saneamento básico, a despoluição do ar, o desenvolvimento sustentável. 

Paz é buscar a serenidade dentro de cada um de nós para viver com alegria os bons momentos, ter esperança e força para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades. Isso tudo sem precisar fugir. 

Acima de tudo, PAZ é criar um clima de harmonia e bem-estar na família e na comunidade, lembrando sempre de que onde há amor, há paz; onde há paz, há Deus; onde há Deus, nada falta."

PROFESSORA: VILMA





RESUMO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA 


1- A Criança tem todos os direitos escritos na declaração não importa onde tenha nascido, qual seja sua raça, cor , sexo, idioma, religião ou se seus pais tem muito ou pouco dinheiro.

2- A Criança tem direito de se desenvolver fisica, mental e socialmente.

3- A Criança tem direito a um nome.

4- A Criança tem direito de se alimentar, ter um lugar para morar e auxilio médico.

5- A Criança tem direito de ir a escola.

6- A Criança tem direito de ser amada, compreendida pelas pessoas que estão ao seu redor.

7- A Criança tem o direito de brincar.

8- A Criança tem o direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes.

9- A Criança tem direito de ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.

10- A Criança tem direito a solidariedade , compreensão, amizade e justiça.



Mensagens retiradas do blog:



www.projetovilma.blogspot.com


2 comentários:

  1. As mensagens foram enviadas aos pais e eles ajudaram a desenvolver os valores trabalhados e vários foram os depoimentos.Estavam felizes por receberem as mensagens e pelo resultado que observaram na criança.

    ResponderExcluir
  2. Depoimento dos pais:

    1-Que estavam felizes por estarmos trabalhando o projeto.

    2-Foi percebida muita mudança em relação as atitudes das crianças.

    3-As mensagens enviadas serviram para refletirem sobre a educação que deveriam dar a criança.

    4-Valores são muito importantes e que devem serem desenvolvidos.

    5-Muitos foram os agradecimentos pela mudança e qualidade de vida que observaram e que estavam vivenciando durante o projeto.

    ResponderExcluir