segunda-feira, 19 de março de 2012

Projeto Incentivando a Leitura

EDUCAÇÃO INFANTIL - projeto incentivando a leitura


Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros/ fichas contendo adversidade textual(Parlendas, Trava-língua,O que é? O que é? Poesias, etc.), também a utilização de Dvds feitos com vídeos do Youtube.


Justificativa:


Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.Aliar das TICs ( Tecnologias da Informação e Comunicação),para proporcionar aos alunos aulas diversificadas e motivadoras.



Objetivos: 



Incentivar a leitura e o contato com os livros• desde cedo.


Tornar a leitura um ato prazeroso.•


Possibilitar a• integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.


Estimular os alunos a participar ativamente da• ciranda de livros.





Os vídeos baixados do Youtube irão provocar os alunos a fazerem comparações com as histórias lidas, possibilitando o desenvolvimento da oralidade, da interação e criatividade.  

Estrutura Programática•


Conteúdos: Troca de livros e fichas entre as crianças.


Desenvolvimento: Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.

Conteúdos Atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , interagindo com a leitura dos mesmos. 
Serão trabalhados vídeos baixados do Youtube que servirão de suporte para as aulas.


Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.
Também pelos vídeos do Youtube histórias poderão ser trabalhadas como a criatividade do professor preferir, fazendo novas descobertas com os alunos.


Procedimentos Metodológicos: A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.

Os alunos quando retornarem à escola, farão um relato do livro para os amigos . Ao final do ano, será realizada a entrega de livros com produções dos alunos, para os pais.


Recursos: Livros e fichas de interesse para as crianças, Dvds baixados Youtube.


Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem. 

                           Professora: Vilma Aparecida Rogante Orlando






SACOLINHA UTILIZADA PELAS CRIANÇAS PARA LEVAR O LIVRO PARA CASA


AULA DE LEITURA




DEDOCHES


TEATRO


RODA DE LEITURA FICHAS DO BAÚ



AVENTAL DE HISTÓRIA



RODA DE LEITURA


DRAMATIZAÇÃO


EXPRESSÃO ARTÍSTICA







VÍDEOS DO YOUTUBE

















Nenhum comentário:

Postar um comentário