segunda-feira, 19 de março de 2012

A Tecnologia em sala de aula

A Creche Educandário José Willibaldo de Freitas , funciona em período integral, as crianças em sua maioria chegam à creche de ônibus da prefeitura, chegam às 7 horas e saem às 16hs e 30 min .A maioria das crianças os pais trabalham na roça, as mães são empregadas domésticas ou diaristas. Necessitando portanto da creche em período integral, são famílias humildes, muitos não possuem computador e nem tem acesso a ele..
A creche foi inaugurada em 2011, possui uma estrutura toda nova, lá são atendidas crianças do Berçário I e II, e Maternal I e II , nela não possui computadores, só existe um na secretaria da escola que é utilizado no dia-a-dia pela secretária para tratar de assuntos burocráticos.
A minha inquietação foi enorme pois queria trabalhar com meus alunos me utilizando das tecnologias.Então comprei um notebook em 2011 e é com ele que realizo esta ponte de ensino, acessando aos blogs educacionais e dividindo com eles este mundo mágico da internet.
Nossa pesquisa aconteceu pela primeira vez em um blog que foi criado por mim, para compartilhar com os alunos alguns trabalhos e fotos explicando à eles que iríamos desenvolver nossos trabalhos de maneira semelhante e que iríamos descobrir novas maneiras de aprender. As crianças demonstraram  muito interesse, por ser algo novo e atraente.
As aulas aconteciam  sempre colocando novas tecnologias como: Cds , DVDs, rádio, TV, livros, a câmera  digital, montamos slides, a internet, vídeos baixados do Youtube e o notebook.Visitas a outros blogs e principalmente ao blog: www.projetovilma.blogspot.com
Montamos em power point mensagens sobre Valores que foram desenvolvidos.
No segundo semestre tínhamos o Projeto Leitura para desenvolvermos e também foram utilizadas várias tecnologias em sala de aula.Fazendo da Creche Educandário José Willibaldo de Freitas, a creche mais inovadora de nossa cidade, desconheço trabalhos executados se utilizando de blogs, uma vez que nem temos um blog de Educação Infantil.
Percebi que com o passar do tempo as crianças aumentaram de forma surpreendente a oralidade, a expressão corporal e facial e que a cada dia apresentavam avanços no aprendizado, ganharam autonomia, independência, tornaram-se mais criativas e reflexivas. Isto tudo foi percebido durante cada atividade realizada. tornando-se bem claro que estávamos no caminho certo.
O professor trabalhando com recursos tecnológicos passa a ser um  organizador do saber;sendo um   fornecedor de meios e recursos de aprendizagem; estimulador do diálogo, da reflexão e da participação crítica.
Com esta mediação, a educação se torna mais interativa, o aluno deixa  de ser passivo e consumidor de conteúdos e facilita que vá se tornando uma espécie de co-autor da construção do seu conhecimento.
No que diz respeito à motivação a à facilitação do processo ensino -  aprendizagem, as TICs podem desempenhar um papel primordial, desde que integradas corretamente no contexto pedagógico. As suas potencialidades são te tal modo vastas que de certo proporcionam uma aplicação/exploração tão abrangente e eficaz, cujo limite se encontre apenas na imaginação e criatividade do seu utilizador.
Educar e aprender talvez seja mais bem do que transmitir e receber informação: é comunicar informação e conhecimento. E o papel do educador como comunicador parece estar mais evidenciado quando se utilizam TICs, evidentemente, correndo o risco de caminhos perversos como a confusão da figura do educador com a caricata imagem de mero “animador” do processo de aprendizagem. Criar e gerir o que se cria é um grande desafio quando se utilizam os recursos das TICs.
É possível portanto, pensar que com o uso de TICs, as capacidades de comunicação por parte de quem tem que criar, transmitir e compartilhar conhecimento afloram com mais intensidade, vigor e visibilidade  do que quando não se usa a tecnologia.
No que diz respeito à utilização das TIC’ no desenvolvimento de projetos, não tenho dúvidas de que estas contribuem para um maior enriquecimento das aulas. O estudo acaba por ser mais abrangente, a informação está mais acessível e completa.
Nos dias de hoje o blog tornou-se uma ferramenta muito importante servindo como um canal de interação e comunicação, de pesquisa e exposição dos trabalhos desenvolvidos juntamente com a Internet, vídeos, CD – ROM na sala de aula, que quase não permite desculpas para que continue a ser ignorada a sua utilização como uma ferramenta pedagógica permitindo que as aulas se tornem muito mais motivadoras quer para os alunos quer para o professor.
Estamos ainda engatinhando mas quem sabe um dia chegaremos lá.


ENSINAR E EDUCAR


RECURSOS DIDÁTICOS



A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI



RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO


OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário