segunda-feira, 26 de março de 2012

Trabalhando com o rádio

Atividade

Coloquei os alunos sentados em círculo , expliquei o que é propaganda , sintonizei uma estação de rádio .Começamos a escutar os comerciais , fiz anotações para fazer questionamentos sobre estas propagandas.
1) Quem se lembra de alguma propaganda que escutamos?
2) O que ela queria comprássemos?
3) para quem interessa esta propaganda?

Chamei a atenção para algumas propagandas gravadas em fita cassete. Ainda tenho este rádio pré histórico e combinei com os alunos que iríamos montar uma propaganda e como o rádio nós só escutamos, temos que abusar dos efeitos sonoros.

As crianças deram algumas sugestões entre alguns brinquedos para montarmos a propaganda. Foi escolhido um cavalinho, que as crianças brincam muito , ele tem um botão que quando apertado produz o relincho do cavalinho.

Perguntei quem queria ser o ator principal e logo foi escolhido o  aluno Gabriel.
Pedi que ficassem em silêncio absoluto. coloquei o Gabriel embaixo da mesa e cobri com uma toalha e com minha ajuda foi falando a propaganda que era assim:

Crianças a loja Brincadeira Feliz está com uma promoção maravilhosa!
Um lindo cavalinho que balança e quando apertamos o botão relincha como um cavalo de verdade.
Peça para a mamãe e venha comprar o seu em suaves prestações.
Não perca tempo, chame a mamãe e venha logo buscar o seu.

Gabriel saiu debaixo da mesa, houve questionamentos sobre o texto falado por Gabriel, como por exemplo:

-Qual era o nome da Loja?
-O que ela estava vendendo?
-O que o cavalinho fazia?
-Vamos relinchar igual o cavalinho?
- A quem interessa esta propaganda?
-Quem vai com você, comprar o cavalinho?
-Quem tem um cavalinho?

As crianças bateram palmas e tiramos esta foto do Gabriel no cavalinho..





Continuo usando estes recursos de vez em quando, proporcionando aos alunos um ambiente acolhedor, dinâmico e criativo. O desenvolvimento das crianças foi muito grande, trazendo como consequência a
motivação em aprender de maneira lúdica.

Um comentário:

  1. O ano passado as mídias eram exploradas diariamente, realizamos muitas atividades semelhantes a esta, não postei no blog: www.projetovilma.blogspot.com pois queria guarda-la para ser postada neste blog.
    Após pesquisas realizadas em outros blogs, conheci vários projetos possíveis de ser realizado em uma escola dando-me bagagem para realizar outras atividades.Também durante o curso Mídias na Educação, as tarefas de meus colegas, ajudaram para fluir a criatividade e mostrar caminhos novos de aprendizagem.

    ResponderExcluir